A importância de integrar o Google Analytics na sua loja virtual

Por Empreendedor Criativo dia em dicas

A importância de integrar o Google Analytics na sua loja virtual

Ao gerenciar uma loja virtual você deve tomar decisões com base em dados e, para isso, não há nada melhor do que as estatísticas que o Google Analytics pode fornecer. Decidir quais indicadores medir para avaliar o desempenho de sua loja online é de extrema importância.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite mensurar a eficácia de suas campanhas de marketing online, tráfego e comportamento das visitas em sua loja virtual. Ele é um valioso aliado na conquista de mais clientes. 

Essa plataforma oferece uma grande quantidade de informações sobre seu site, os visitantes e sua origem. Todos esses dados podem ser usados para encontrar novos clientes e aumentar as vendas de seus produtos.

Garantir o sucesso de uma página da web requer esforço e dedicação. Através de campanhas de marketing bem desenvolvidas e um bom ranking nos mecanismos de busca da internet, serão geradas visitas ao site. 

Neste momento é fundamental medir o impacto de suas estratégias, sendo que o Google Analytics pode ajudar você nisso. Neste artigo vamos falar sobre a importância de integrar essa ferramenta a sua loja virtual de camisetas personalizadas para impulsionar as vendas.

O Google Analytics oferece diversos tipos de relatórios. Alguns deles são os seguintes:

Fontes de tráfego: É essencial saber de onde vem os visitantes do seu site para avaliar o resultado do esforço que você está fazendo para gerar tráfego. 

Dados demográficos dos usuários: Você deve verificar se está se concentrando bem no marketing. Ter acesso aos dados demográficos do seu público pode ajudar.

Público: Aqui é possível ver o número de sessões, usuários, páginas que eles viram, páginas por sessão, a duração média da sessão e a porcentagem de retorno. 

Estatísticas por dia da semana e por hora: É importante saber os dias e horários que os usuários visitam sua loja virtual. Esta informação será fundamental para cruzar com os dados de compras. 

Conversão: Oferece detalhes sobre suas vendas, conversões e o número de transações. Ele mostra o esforço que você deve fazer para gerar tráfego suficiente para atingir uma taxa de conversão adequada.

Porcentagem de abandono do carrinho de compras: Este é um dos relatórios mais importantes porque se você tiver um grande número de desistências nos últimos estágios da compra, precisará descobrir a causa para corrigir esse problema. 

Desempenho de vendas: Um dos indicadores mais interessantes para tirar conclusões e tomar decisões de marketing, é o desempenho de nossa loja virtual por horário. Que horas as vendas caem e que horas sobem.

Desempenho dos produtos: Esse relatório fornece informações de desempenho, quantidade vendida, etc. Também é possivel saber mais detalhes sobre a interação dos usuários com os produtos. Por exemplo, a quantidade de visualizações, os produtos que foram vistos e adicionados ao carrinho, etc.

Relatório em tempo real

A apresentação de relatórios em tempo real é uma ótima ferramenta para monitorar o movimento de pessoas na sua loja. Este relatório mostrará o perfil da pessoa que está em seu site naquele momento, sua localização e os produtos que está acessando.

Esse relatório é útil para avaliar o grau de relevância de uma campanha de marketing dos seus produtos, monitorando os efeitos imediatos do tráfego para a sua loja virtual.

Com essas informações é possível tomar decisões sobre como conduzir seus esforços de publicidade dos produtos. Dessa forma, os efeitos são monitorados de imediato.

Relatórios de público

Os relatórios de público-alvo fornecem dados sobre os visitantes da sua loja virtual. Os vários relatórios oferecidos aprofundam nas características demográficas, geográficas e da tecnologia que está sendo mais usada para acessar seu site.

No relatório você pode conferir o número total de visitantes, usuários novos e recorrentes. Além disso, a porcentagem de visitantes que saem do seu site depois de visualizar uma única página e o tempo que eles permanecem.

O Google Analytics mostra as informações de todo o tráfego da sua loja virtual. Você ainda tem a opção de ver algumas informações mais específicas. 

Você também pode comparar pessoas que fizeram uma compra com pessoas que não fizeram compras, tentando entender a diferença entre esses dois segmentos.

Dados sobre o sistema operacional, o navegador e a resolução da tela podem ajudar você a entender como a maioria de seus clientes está visualizando seu site. Assim ele pode ser otimizado e funcionar corretamente para o maior número de visitantes.

Quais são as principais vantagens do Google Analytics?

O acesso aos dados do visitante oferece aos administradores de uma loja virtual a oportunidade única de verificar a eficácia e a qualidade do conteúdo. Ao mesmo tempo, receber feedback sobre a funcionalidade das campanhas publicitárias desenvolvidas. 

Com o Google Analytics você pode, por exemplo, associar a conta do Google Adwords a esse serviço, filtrar as palavras-chave para verificar se elas se encaixam nos seus objetivos e ver em quais casos você precisa adaptar ou otimizar a campanha. 

Por meio dos dados obtidos sobre o tempo de permanência de um usuário na página, e o momento em que ele sai, é possível obter informações sobre quais páginas da loja funcionam melhor ou pior. Bem como inúmeras outras informações de suma importância para o sucesso da sua loja virtual.

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