Como conhecer o perfil do seu cliente e criar estampas que ele deseja.

Comunicar-se de forma eficaz com o público que sua marca de camisetas criativas deseja atingir é, na maioria das vezes, um desafio. Você, como dono, como criador, pode imaginar o que seus clientes desejam, mas nem sempre essa “noção” condiz com a realidade.

Pode ser que você precise de uma variedade maior de estampas do mesmo tema; pode ser que as pessoas que até então comprariam suas camisetas não se identifiquem mais com os temas disponibilizados e queiram coisas novas.

Diante dessas – e outras possibilidades que possam surgir – como compreender melhor o perfil de seus clientes e estar sempre um passo a frente, oferecendo novidades em estampas criativas e aumentando a venda em sua loja online de camisetas? Confira nossas dicas:

 

1 – Estude o público-alvo de seu e-commerce de camisetas criativas

As redes sociais são ótimas ferramentas para compreender os gostos de seu público-alvo, analisar seu comportamento e, assim, criar estampas que tenham a ver com ele.

No Facebook, por exemplo, você consegue identificar algumas características importantes de seus clientes, como a faixa etária, sexo, região em que mora e quais dispositivos móveis usa. Com esses e outros dados que a rede social disponibiliza você consegue ter mais base para criar suas ilustrações.

Mas se quiser investir mais e se aprofundar nos perfis, você pode fazer uma pesquisa mais detalhada com base nos clientes que já compram em sua loja online de camisetas criativas. Você pode selecionar um número de pessoas que compraram em seu e-commerce e curtiram sua fanpage para analisar seus perfis nas redes sociais.

Nessa pesquisa, fique atento às séries que essas pessoas assistiram, se elas têm animais de estimação (quais animais), se praticam exercícios físicos; quais estilos musicais escutam, se vão ao cinema, se gostam de games… Assim você estará mais por dentro do universo do público que deseja impactar e será mais assertivo em suas estampas. Essa técnica é muito utilizada por grandes marcas, viu? 😉

Além disso, é possível utilizar o Google Trends e verificar o que está sendo buscado pelas pessoas na internet confirmando aquilo que você descobriu nas redes sociais, ou ainda, trazendo novos insights de temas que podem ser usados como estampas nas suas camisetas. Os termos mais buscados em 2017 na internet brasileira estão aqui para você começar.

 

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2 – Analise as interações nas redes sociais

Quais são as estampas mais curtidas, mais comentadas, mais compartilhadas nas redes sociais de sua loja online de camisetas criativas? Faça essa análise e crie mais estampas com base nos temas dessas postagens. Se o público está gostando, nada melhor do que investir no que está indo bem, não é mesmo?

 

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3 – Analise o relatório de vendas de sua loja online de camisetas

Outra forma de saber o que está dando certo em termos de estampas criativas é analisando suas vendas. Analise quais estampas de sua loja online de camisetas tem vendido mais e quais tiveram pouquíssimas vendas ou nenhuma. Assim você também saberá quais seus clientes mais gosta e poderá investir em ilustrações do mesmo universo, impactando mais pessoas.

 

4 – Folheie revistas, jornais e troque ideias com amigos e colegas

Confira matérias – na versão impressa ou digital – em publicações de atualidades e de especialidades do mercado editorial brasileiro. Se não quiser gastar com revistas e jornais, ou pagando por um serviço, por exemplo, você pode visitar uma biblioteca ou pedir emprestado para um amigo ou amiga.

Os sites de algumas revistas disponibilizam de forma gratuita o conteúdo que fez parte da última edição offline. Vale dar uma olhada!

Além de notícias, indicamos que você também dê uma olhada em peças publicitárias a fim de saber o que as marcas em geral estão anunciando. Os publicitários geralmente utilizam eventos e acontecimentos recentes em suas criações e nelas é possível observar jargões, gírias e a linguagem que está sendo utilizada.

 

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Aproveite e também converse com seus amigos, colegas e familiares. Troque ideias com a a atendente da padaria, com o motorista do Uber e com o porteiro do prédio. Pergunte o que estão fazendo, vendo e ouvindo.

As pessoas de seu círculo social podem ter acesso a vivências que trarão ideias originais ou complementarão algo em que você já esteja trabalhando. Assim você se atualiza e pode, mais preparado, criar estampas bem elaboradas para sua loja online de camisetas criativas.

 

5 – Converse com os clientes que compraram suas camisetas criativas

Ouvir e conversar com seus clientes é uma das melhores formas de estar por dentro do que eles desejam. Em sua fanpage ou nos stories do Instagram, crie uma enquete com as estampas mais vendidas e veja qual é a mais escolhida pelo público.

Pergunte a eles o que eles gostariam de ver em sua loja online de t-shirts e peça por sugestões de temas. Se não quiser utilizar as redes sociais para isso, você também pode enviar um e-mail marketing depois de vender suas camisetas para que os clientes respondam a essas perguntas e deem um feedback. Você pode usar o Google Forms ou o Typeform para criar e aplicar seus questionários e enquetes.

 

Se você gostou das dicas e não vê a hora de colocá-las em prática, aqui você também descobre quais são as estampas mais vendidas na Montink. E se quiser dar um “up” em suas redes sociais, indicamos que você leia os artigos sobre como usar o Facebook e o Instagram para aumentar as vendas em sua loja online de camisetas criativas.

Sucesso! 😉

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